terça-feira, 17 de janeiro de 2012

::Gestão no Futebol ::

Sugestões para os gestores esportivos



Por:Alessandro Rodolpho Rodrigues

1) Participem e estimulem a participação em eventos como a Expo Management, Fórum de Inovação e outros eventos do tipo.

Não são eventos sobre esporte e sim sobre gestão. Mas certamente já temos muita gente nos clubes que entendem muito bem sobre o que ocorre dentro do campo. Líderes esportivos precisam entender de liderança, negociação, planejamento, estratégia, finanças, enfim gestão.

2) Pensem na implantação de estruturas como um PMO (escritório de projetos) no clube.

Muitas atividades desenvolvidas dentro de um clube podem ser gerenciadas como projetos. Um escritório de projetos pode assumir a responsabilidade pela disseminação do conhecimento e pelo gerenciamento dos projetos internos, reduzindo em muito os riscos mais comuns e aumentando as chances de sucesso. E é possível começar com poucos recursos, aproveitando profissionais interessados que estão nos próprios clubes.

3) Inscreva seu clube para ser avaliado por um dos institutos de excelência em gestão.

Não pensem nos prêmios a princípio. O intuito inicial é conhecer as práticas das empresas de sucesso e obter um detalhado relatório sobre a gestão do seu clube, economizando anos de tentativa e erro.

4) Disponibilize e incentive a leitura de publicações como a HSM Management, Harvard Business Review e outras sobre gestão, negociação, liderança e assuntos relacionados, além das publicações sobre esporte.

O gestor atual precisa conhecer os desafios atuais. Mais do que isso, líderes do futuro devem ser desenvolvidos levando em consideração o fato de que terão que tomar decisões sobre novos problemas e novos contextos.

Estimulem colaboradores de todos os níveis na busca por novos conhecimentos e novas atitudes.

E visitem meu blog: http://epeople.wordpress.com

Avanços foram obtidos na administração do futebol brasileiro nos últimos anos, porém não na velocidade necessária e temos ainda muito a melhorar na gestão dos nossos clubes.

Felizmente percebe-se o movimento de alguns clubes no sentido de buscar melhorias, e, ao mesmo tempo em que há uma falta de profissionais qualificados, o ambiente do futebol se mantêm ainda bastante fechado para o ingresso de pessoas interessadas no progresso do esporte.

Enfim, após ter atuado por quase 12 anos no Departamento de Futebol Profissional de um dos maiores clubes do país, pretendo me dedicar a lutar para a divulgação e implantação de um modelo de gestão eficiente para os clubes de futebol do país.

Através de um treinamento intensivo e constante, venho buscando conhecer as melhores práticas adotatas nas empresas, que, ao seu devido tempo, poderão ser levadas ao futebol brasileiro, carente de boas soluções.

Meritocracia, gerenciamento de projetos, planejamento estratégico, Balanced Scorecard, Business Intelligence, além dos fundamentos e critérios da FNQ, do IPEG ou equivalentes, podem e devem ser adaptados para a gestão esportiva:

Fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.

Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

Vivemos, no entanto, em um momento bastante primitivo para falarmos em muitas destas soluções para o futebol, porém devemos criar maneiras de incentivar a adoção de boas práticas pelos gestores dos nossos clubes.

Para começar qualquer trabalho, é necessário que o clube tenha, no mínimo, um controle efetivo e integrado do que faz, das suas informações e dos seus processos, e inicio meu trabalho com a criação de soluções que propiciem aos clubes o controle total do que ocorre em cada processo dentro do Departamento de Futebol, através de softwares criados especificamente com esta finalidade, baseado na minha experiência em cada setor do Departamento de Futebol Profissional do Corinthians, onde inclusive software semelhante foi criado, com inúmeros benefícios.

Foco não é no software, mas na solução, nos processos adequados, na integração, que permita uma organização básica e o mínimo de condições para a realização de um bom planejamento e para a tomada de decisões embasadas em informações e no conhecimento gerado.

E então, a partir daí, poderemos começar a adotar novas práticas em busca da excelência em gestão.

Futebol não deve ser apenas administrado como uma empresa,deve ser administrado como as melhores empresas!





Nenhum comentário: